top of page

Rendas por aí

UM JEITO DE ESPALHAR MINHAS HISTÓRIAS

Pintar rendas é meu trabalho pessoal, plástico e visual que nasceu da minha paixão pelo fazer à mão brasileiro e pela minha vontade de pensar laços, nós, tramas e as pessoas de forma poética e artística. Esse projeto começou em Junho de 2015, quando eu pintei uma casa no Sertão de Pernambuco e já ganhou algumas proporções e formas variadas: muros externos, paredes internas, live painting, arte de guerrilha e, enfim, obras usando telas e objetos como superfícies de criação.Através dos grafismos das rendas brasileiras, faço um resgate da minha própria história e da história das minhas avós _ uma costureira e outra crocheteira. Busco enaltecer o feminino, valorizando personagem da rendeira: essas mulheres que conheci de perto e trabalham com uma força e uma garra tão grande para chegar no resultado tão delicado que é a renda. É a força e a leveza numa mesma mulher. Nesse sentido, acho que todas temos uma rendeira dentro de nós, entende? É nisso que eu me baseio.Registros estão reunidos no #meninarendeira, Instagram.

Imersões e Intervenções Artísticas

As viagens de imersão e intervenções artísticas são como todo esse caminho rendado começou. Foi através de outras histórias e andanças que identifiquei e resgatei minha própria história com minha avó costureira e minha avó crocheteira. Todo o meu trabalho pintando rendas surgiu desse momento.

Potengi CE

01_itaparica_03.jpg

Itaparica PE

A casa de Dona Rosinha e do Mestre Antônio foi um grande desafio para mim. Nunca tinha pintado uma superfície tão difícil. Os vãos entre os tijolos eram largos e tive que entender como fazer meu desenho visível nisso tudo. Dona Rosinha trama tapetes e queria minha pintura desde que o Samuel mostrou meu trabalho para ela. Ele é muito amigo do casal e sempre fotografa as manifestações populares que eles fazem no pátio da casa. Mestre Antônio é artista como eu e faz máscaras pro Reisado de Caretas da região.

Foi um dia inteiro de pintura com direto a dois redemoinhos inesperados e café na calçada. 

Os registros foram feitos pelo Samuel Macedo. 

Após voltar de uma viagem de férias e pesquisa por Piranhas, no Sertão Alagoano, resolvi passar o São João de 2015 com a família de uma amiga em Itaparica, Sertão de Pernambuco. Nesse lugar mágico, cercada de pessoas incríveis, conheci o Seu Avião. Ele era dono desse sítio, onde comi o melhor churrasco de bode da minha vida! Durante o churrasco e entre sorrisos, eu avistei o seu curral feito de chapisco de barro. Daí, surgiu um estalo na alma e a vontade de rendar essa parede. Foram dois dias inteiros de pintura, com chuva querendo atrapalhar, mas nada parou esse momento. Foi sem rascunho, com cuidado e com amor. E, assim, minha arte mais preciosa nasceu.

Os registros foram feitos pela jornalista e fotógrafa Suann Medeiros, minha anfitriã nessa aventura e testemunha da minha primeira pintura de renda e minha primeira pintura em larga escala.

SAMU_DSF442324112016.jpg

Crato CE

SAMU_DSF420722112016.jpg

Nova Olinda PE

No Crato, conheci a ONG Beatos. A ONG reúne pessoas atuantes para melhoria e reavivamento das tradições populares dos povos e do meio ambiente, no Cariri. Dane de Jade é quem leva a frente esse projeto. Conheci o espaço e deixei uma renda na casa onde ela recebe gente de todo o Brasil para produzir evento, shows e vivências.

Os registros foram feitos pelo Samuel Macedo.

Dois anos depois da minha primeira pintura, surgiu uma nova oportunidade de imersão no Cariri, Sertão do Ceará. Essa viagem de pesquisa foi feita através da Farm e aproveitei dias para me dedicar também ao meu trabalho pessoal com as rendas. 

Essa casinha ficava na estrada que ligava Crato a Nova Olinda. Samuel Macedo, fotógrafo nativo do Cariri, me acompanhou nessa aventura e fez a ponte com essa família linda. Fui muito bem recebida e acolhida. Foi um dia inteiro de pintura na casa de taipa (ou pau a pique) feita por eles. Almoçamos juntos, rimos juntos e eu só tenho a agradecer. A casinha virou ponto turístico na estrada e eles renovaram o amor pelo seu lar. 

Os registros foram feitos pelo Samuel.

Parcerias

É daí que nascem meus principais desafios. Experimento novas plataformas, aprendo novas formas de atuar e me reinvento a cada parceria.

IMG_1280_3.JPG

Brasis

16_live_circo_voador_02.jpg

VJ Notívago + Circo Voador

11_bozo_03.jpg

Bozó

Brasis

Painel feito em parceria com Mayra Fonseca, editora do site Brasis. As frases são obra da Mayra e o painel foi idealizado por mim. Essa parceria foi em 2016 e esse painel fica em Pinheiros, SP. 

VJ Notívago + Circo Voador

Performance de live painting e projeções realizada no palco do Circo Voador, em 2016, durante os shows de Tyaro e Geraldo Jr.

Bozó

Painel feito em 2016, no Recife Antigo, em parceria com esse grande amigo e artista pernambucano, Bozó.

Karen Dolorez

She rocks

Cirulo

Karen Dolores

Mural feito a convite do artista e curador Cazé, que buscava revitalizar a Ladeira do Castro em 2016.

She rocks

Colagens feitas pela Lívia e pela Marcela, da She Rocks, e intervenções de pintura feitas por mim.

Cirulo

Painel feito com Cirulo durante evento de grafitti, em Aracajú, 2017.

Muralismo

As pinturas de residências e casas comerciais foi uma demanda que surgiu de forma orgânica pelos próprios clientes. Compartilho com eles a história toda e deixo meu pedacinho com eles.

9eaed485-92d3-49e9-84e2-5157971a9eb0.jpg

Decora GNT

d0aefc7f-3cd1-492f-9cf8-bf9cd1c1e1a3.jpg

Lojas Farm

EVVX9845.jpg

Murais residenciais

Decora GNT

O convite do Maurício Arruda, apresentador do Decora, em 2017, foi inesperado e muito desafiador para mim. Esse episódio era sobre um quarto acessível em clima de fazenda. Amei a experiência e o resultado!

Lojas Farm

Murais nas lojas Farm de Higienópolis, Teresina e Casa Fazenda Rio. 

Murais residenciais

Pinturas particulares em residências e projetos de arquitetura e design de interiores.

Obras

Sair do mural e da larga escala é sempre desafiador para mim.
Sigo num estudo de como chegar no melhor resultado para isso.

FSNZ8453.jpg
05_estudos_renascença_01.jpg
IMG_8632.jpg

Produtos

Traduzir as rendas pintadas em produtos ajudou a atender uma demanda mais popular do meu trabalho. Foi importante esse passo! As moringas de barro são as queridinhas os presentes.

CLSS1341.jpg

Vasos

IMG_5069.jpg

Bandejas

IMG_7863.jpg

Moringas

Eventos e exposições

São nos eventos e nas exposições que tenho as melhores trocas com o público. Cada um traz um questionamento, uma história, uma lembrança sobre a renda. É muito bom criar debates sobre a valorização do fazer à mão brasileiro.

2016-12-11 14.16.34.jpg

Mostra de Arte

Arte Rua 2017

IMG_8352.jpg

DELAS

Mostra de Arte

Essa foi minha primeira mostra para expor meu trabalho. O Rosa Vento foi o espaço escolhido para acolher esse encontro. Foi um dia de exposição, comidinhas, cerveja Molotov, intervenções e poemas de Ladrilha e muita música brasileira, com os Djs Calani e Lezo.

Arte Rua 2017

Claudia Aires, curadora da Galeria Nuvem, me chamou para expor no seu espaço durante esse evento. Dividi a galeria com artistas incríveis: Bozó Bacamarte, Acidum Project e Gio Simões.

Delas

A convite da Sandra, curadora da Casa do Cachorro Preto, em Olinda, participei dessa exposição coletiva de mulheres, em Março de 2016.

Clipping

Pelo caminho, surgiram registros e reportagens que me fizeram ouvir minha própria história através de outros olhares e vozes.

JC_06122015_835d5bce66d6163f8da87e7d4bbccd3d06122015 (1)-49_editado.jpg

Jornal do Comércio
de  Pernambuco

Site Artesol

Dezembro de 2016

Jornal do Comércio de Pernanbuco

16 de Outubro de 2015

Revista Cariri

5 de Dezembro de 2016

bottom of page